sábado, 13 de agosto de 2011

O bom Samaritano

Hoje temos uma linda história para contar, outra parábola.
Um dia um homem, um professor da lei perguntou a Jesus:
- Qual é a lei mais importante?
Jesus respondeu: Você já sabe!
- Sim respondeu o professor!. “Devemos amar a Deus de todo coração e ao nosso próximo como a nós mesmos” Mas… quem é o meu próximo? –Perguntou o professor.
Então Jesus contou esta parábola para explicar ao professor quem era o seu próximo:
Um homem de Israel (um judeu) estava descendo de Jerusalém para Jericó. Tal vez fosse a trabalho, ou para comprar alguma coisa porque levava dinheiro com ele.
Este trajeto era muitas vezes perigoso porque era um lugar desértico. Havia alguns ladrões escondidos esperando o primeiro viajante que atravessa-se para roubar os seus pertences. Quando o viajante atravessava tranquilamente, os ladrões o assaltaram, tiraram sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto.  Que coisa feia eles fizeram , não é mesmo?
Acontece que um sacerdote (que é como um pastor) estava descendo por aquele mesmo caminho. Quando viu o homem, tratou de passar pelo outro lado da estrada. Este também não fez a escolha certa!.
Também um levita (que é como um ministro de louvor) passou por ali. Olhou e também foi embora pelo outro lado da estrada. Este também não havia aprendido a amar o seu próximo.
Mas, um samaritano (Os judeus odiavam os samaritanos, eram tidos por inimigos de Israel, por pessoas imundas) que estava viajando por aquele caminho chegou até ali. Quando viu o homem, ficou com muita compaixão, que significa amor, significa que ele se colocou no lugar deste
homem. Ele pensou, “isso poderia ter acontecido comigo ou com um familiar, vou ajudá-lo” Isso é compaixão .
Chegou perto do homem ferido, limpou os seus ferimentos com azeite e vinho e em seguida os enfaixou. Depois disso, o samaritano colocou-o no seu próprio animal e o levou para uma pensão, onde cuidou dele. 
No dia seguinte, entregou duas moedas de prata ao dono da pensão, dizendo: - Tome conta dele.
Quando eu passar por aqui na volta, pagarei o que você gastar a mais com ele.
Então Jesus perguntou ao professor da Lei: - Na sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado?
Aquele que o socorreu! - respondeu o professor da Lei muito envergonhado.
E Jesus disse: - Pois vá e faça a mesma coisa.
  Jesus nos ensinou que é muito importante nos preocuparmos com as pessoas, orarmos por elas e ajudarmos de alguma maneira, quem guarda o coração, guarda a suas riquezas e o amor é uma grande riqueza.

  bjs e até a proxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário